segunda-feira, 30 de julho de 2007

Portugueses cada vez mais obesos

Inquérito Nacional de Saúde. Reportagem publicada no Jornal Publico em 27/07/2007

A obesidade está a aumentar rapidamente em Portugal. Os dados do último Inquérito Nacional de Saúde (2005/2006) são inequívocos: em todas as idades a percentagem de obesos cresceu de forma significativa em comparação com o anterior inquérito (1998/99).
Por exemplo, na faixa etária entre os 55 e os 64 anos, a percentagem de obesos aumentou 30,7 por cento (nos homens) e 16,3 por cento (mulheres) em apenas meia dúzia de anos. Um acréscimo que faz com que o problema afecte agora quase um quarto dos homens (23,4 por cento) e um quarto das mulheres nesta faixa etária.Entre os 18 e os 24 anos, a percentagem de jovens adultos obesos aumentou 33,9 por cento entre os homens e 25 por cento entre as mulheres, no mesmo período, para se situar em 2005 nos 7,5 e 4,5, respectivamente.Os indicadores — agora disponíveis no site do Alto-Comissariado da Saúde (www.acs.min-saude.pt) — colocam-nos cada vez mais longe das metas traçadas no Plano Nacional de Saúde para 2010. "Contra factos não há argumentos. Estes dados comprovam que a epidemia [da obesidade] está em curso acelerado", admite João Breda, o responsável pela Plataforma Contra a Obesidade lançada no final de Maio passado.Sublinhando que os números do Inquérito Nacional de Saúde (INS) são apenas indicativos, Breda acredita ainda assim que em algumas idades (jovens adultos) a prevalência esteja subestimada. As estimativas portuguesas têm apontado para uma prevalência de entre 15 a 17 por cento de obesos entre a população adulta.Não seriam precisos novos números para confirmar o que já sabe, afirma Alberto Galvão-Teles, coordenador do Programa Nacional de Combate à Obesidade. "Não se está a fazer rigorosamente nada em relação ao programa. Dizer que os números vão aumentar ainda mais não é previsão, é uma certeza." O também presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade afirma que "se está a ir demasiado devagar" na resolução de "um problema gravíssimo".Mulheres fumam maisA obesidade é um dos indicadores do INS em que a evolução verificada é negativa, à semelhança do que acontece com o tabagismo, que entre as mulheres cresceu em todas as faixas etárias, reconhece a alta comissária para a Saúde, Maria do Céu Machado.O aumento mais pronunciado no feminino verificou-se entre as mais novas — 15 e 24 anos (passou-se de 10,6 por cento de fumadoras para 14,2 por cento) — e entre as mais velhas (de 4,5 por cento subiu para 8,4 por cento). Dos 25 aos 44 anos o valor manteve-se quase estável (17,2 para 17,5).Os homens continuam a ser os grandes fumadores, mas é neste grupo que se notam alguns decréscimos. A descida é mais notória na faixa etária entre os 25 e 44 anos (de 45,4 por cento baixou-se para 37,5 por cento).No tabagismo há assim boas notícias porque o consumo está em geral a baixar (graças aos homens), comenta a pneumologista do Hospital Amadora-Sintra, Cecília Pardal, prova de que as campanhas de sensibilização estão de alguma forma a funcionar, sobretudo junto dos fumadores mais velhos.Mas nos jovens, e sobretudo nas raparigas, a estratégia que explora os malefícios do tabaco (chamando a atenção para riscos como o do cancro do pulmão) provou-se um falhanço. Neste grupo seria mais importante centrar as campanhas nas vantagens de não fumar.

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Preparação para as Provas Físicas de ingresso à Policia Judiciaria

"Pouco tempo depois de ter concluído a minha licenciatura em Direito, surgiu a oportunidade de concorrer para a Policia Judiciária, e após obter classificação positiva no 1.º método de selecção do concurso, isto é, no exame escrito, a fase seguinte passou pela realização de provas físicas.

No entanto, e em virtude do pouco tempo que me foi dado entre a notificação para a feitura do exame físico e a realização do mesmo, ou seja, cerca de pouco mais do que uma semana, tive de ponderar muito bem sobre a minha condição física e quais seriam as melhores opções para conseguir ultrapassar uma fase tão importante do concurso público a que me tinha proposto.

Por isso, e após concluir que a melhor solução para atingir os objectivos seria inscrever-me num ginásio, tentei informar-me, junto do maior número de pessoas, de qual seria o melhor ginásio em Espinho ou S. Félix da Marinha e, unanimemente, todos me indicaram o Lux Health Club.

Com base nisso, dirigi-me ao mesmo, e logo à porta de entrada fui cativada pela simpatia de todos.
Expus a minha situação, e aconselharam-me que a melhor opção seria para além das idas diárias ao ginásio nessa semana, usufruir de um treino mais intensivo, em que dispunha de um ‘personal trainner’ que iria realizar um plano de treino adaptado às minhas necessidades.

E assim veio a acontecer. Foi-me apresentado o Prof. Nuno Peixe, que desenvolveu uma planificação de treino atinente aos requisitos exigidos para as provas da P.J. e às minhas limitações físicas, uma vez que só praticava natação uma vez por semana.

Trabalhamos conjuntamente com um duplo objectivo, superar a exigência dos examinadores e adaptar o meu corpo a um esforço físico tão repentino, para que no exame estivesse a 100%.

Após uma semana de muito trabalho, finalmente chega o dia da prova, onde depois de uma manhã intensa a todos os níveis, recebi a excelente notícia de que tinha obtido um resultado positivo nos exames físicos da P.J.

Assim sendo, e como não poderia deixar de ser, aproveito para agradecer a todos os que, de alguma forma, contribuíram para que conseguisse ultrapassar esta etapa. Por isso, deixo aqui um enorme agradecimento a todo o staff do Lux Health Club, e um obrigado muito especial ao Prof. Nuno Peixe, uma vez que sem o seu empenho, dedicação e paciência, nada disto teria sido possível.

Agora, só me resta aguardar pelas fases seguintes do concurso, com a esperança de em todas elas obter resultados positivos, de forma a conseguir alcançar um grande sonho – ENTRAR PARA A POLICIA JUDICIÁRIA!"

Clara E. M. Santos

Festa de Fim de Época de Natação de Infantarios

Mais uma vez enchemos a piscina com as "nossas" crianças mas desta vez acompanhadas pelos pais.
Foi uma tarde de diversão em que a brincadeira entre pais e filhos foi o objectivo principal.

Chegamos ao final da época satisfeitos com o reconhecimento dos pais pela evolução dos seus filhos no meio aquático.

Aqui ficam algumas imagens:





segunda-feira, 9 de julho de 2007

Actividades Físicas nas Férias.

Todos pensam que porque é verão e estão de férias vão conseguir colocar em forma tudo aquilo que deixaram para traz durante um ano exaustivo de trabalho.
Acham que tudo se resolverá, pois os dias são lindos e o tempo está menos escasso. É lógico que tudo isso seja verdade, mas temos que tomar alguns cuidados para não passar as férias a tomar analgésicos para as dores musculares.
Reunimos aqui algumas dicas importantes para que possa aproveitar da melhor forma possível este período e chegar ao fim realmente com o corpo e mente renovados.


1- Lembre-se que seu corpo tem limites e que ele pode não estar preparado para esforços além do habitual.
2 - Nesta época de verão é muito importante alimentar-se com comidas leves e ingerir muito líquido.
3 - É de suma importância prestar atenção as roupas que devem ser bastante leves.
4 - Procure exercitar-se em horários que proporcionem uma temperatura mais baixa e evite a exposição por muito tempo ao sol.
5 - As actividades aquáticas nesta época são as mais agradáveis. Proporcionam além do lazer, um bom condicionamento físico e mental.
6 - A caminhada também é uma actividade que proporcionará benefícios para a sua condição física e que pode ser feita com os seus filhos, familiares e amigos.
7 - Porque não uma pedalada pela cidade, praias, campos, parques, etc? Será muito bom, tanto para a saúde como para o seu lazer.
8- É muito importante que antes e depois de sua actividade física faça um trabalho de alongamentos geral.


Boas Férias !

terça-feira, 3 de julho de 2007

Cruzeiro Lux

1 de Julho de 2007 ..... Ficará na memória de 200 pessoas.

O Lux proporcionou um dia memorável, muita alegria, convívio e algum exercício físico.

Aqui ficam algumas fotos e videos:


O RitMix foi um sucesso ......




O Cycling sempre a rodar ..... com 5 aulas.




Pilates


Fight-Do e mais Cycling


O Ki-Max sempre presente



A aula de Salsa foi super divertida .... a não ser por alguns calos calcados.






Até os mais pequenos puderam experimentar o Cycling


Memorável ..... Cycling no Rio e debaixo de uma ponte.

Passamos a barragem do Carrapatelo que tem um desnível de 40 mts a pedalar.





No final .... até deu para descansar.... imaginem só.



Obrigado a todos. O Sucesso do evento foi devido à vossa excelente participação.