quarta-feira, 9 de março de 2011

Como Escolher um Ginásio

Como escolher um Ginásio.

Os motivos que o levam a procurar um ginásio, bem como a sua noção de espaço ideal, são importantes no momento de seleccionar um Health Club. Com a proliferação de ginásios que parecem autênticos centros comerciais é importante perceber o que verdadeiramente importa:

Tamanho ou Qualidade? Número de equipamentos ou Apoio Profissional? De norte a sul do país a variedade e a oferta de ginásios é grande. Na hora de escolher o seu, deve colocar algumas questões:

O que procura?
Tenciona perder peso, aliviar o stress, ou resolver problemas de saúde?

Além do motivo que o leva a procurar um ginásio, deve também ponderar qual o espaço ideal para si. Aí deve ter em conta os seguintes factores:

Referencias: Conhece alguém que frequente o clube onde pretende inscrever-se? Tente obter referencias de quem frequenta o clube. É uma das formas mais seguras de obter respostas às principais questões que se colocam. As pessoas que frequentam o clube estão lá há mais de um ano? O melhor indicador da qualidade de um clube é a sua taxa de retenção.

Ambiente: É bem recebido? O tipo de pessoas que frequenta o clube tem um perfil idêntico ao seu? Não precisa de ser amigo de toda a gente mas é importante sentir-se bem no espaço que frequenta assim como conseguir ter conversas agradáveis com pessoas simpáticas.

Qualidade das instalações: O espaço deve ser adequado, ventilado, claro, ter aparelhos modernos, balneários confortáveis, dispor de outros serviços como sauna e banho turco. Se tiver piscina melhor. As salas devem ser geridas conforme a lotação, de forma a que os alunos não estejam todos apertados durante a prática de uma modalidade.

Existem alguns dados importantes que deve ter em conta no que se refere aos equipamentos:
A sala de musculação e cardio tem uma infinidade de maquinas como por exemplo 20 tapetes, 20 bicicletas, 20 maquinas para trabalhar as pernas, 20 maquinas para trabalhar o tronco mas só tem um “professor” na sala para prestar apoio a 100 pessoas !!!

Tem uma sala de Cycling com 40 bicicletas e uma sala para outras aulas com lotação de 50 pessoas. Será que o professor consegue corrigir posturas, cargas, e dar feedback para todos os participantes. Faça a seguinte analogia: O seu filho tem mais aproveitamento se estiver numa escola com turmas de 15 alunos ou com turmas de 40 alunos?

Higiene: As instalações devem apresentar-se sempre limpas. Nada pior que depararmo-nos com os balneários ou as casas de banho sujas. A sala onde praticamos a modalidade deve ter o chão limpo, pois deitamo-nos, ajoelhamo-nos e colocamos as mãos no chão constantemente. Verifique se existe staff de limpeza sempre presente.

Proximidade: A proximidade do ginásio em relação à sua residência ou local de trabalho é determinante. Se o ginásio ficar perto do seu emprego, sempre que sair terá oportunidade de deslocar-se até lá. Se ficar perto de casa, acontece o mesmo, com a vantagem de poder frequentá-lo mesmo nos fins-de-semana, folgas ou até nas férias.

Horário e Modalidades: O horário de funcionamento do ginásio é muito importante. Se este oferecer um horário alargado e uma vasta oferta de modalidades a sua escolha fica facilitada. Assim quando ficar a trabalhar até mais tarde não tem a preocupação de não poder ir ao ginásio. Se preferir pode optar por fazer exercício à hora de almoço. Informe-se sobre todas as possibilidades para que possa praticar desporto sempre que lhe apetecer. Verifique se a aula que pretende existe várias vezes por semana.

Apoio técnico: Os instrutores de um ginásio devem ter formação para o fazer. Não tenha problemas em perguntar as habilitações académicas dos professores. Questione se será feita uma avaliação física onde fique claro a existência ou não de algum tipo de limitação para determinados exercícios. Verifique qual o tipo de acompanhamento que irá ter. Actualmente assistimos a técnicas agressivas de venda, nas grandes superfícies, que passam por abandonar as pessoas na sala de musculação com o intuito de lhes vender serviços de Personal Trainer. Os verdadeiros instrutores têm paixão naquilo que fazem e essa paixão é facilmente detectada.

Preços: quando escolher um ginásio, deve também ter em conta a relação qualidade/preço. Boas instalações, bons professores e uma enorme variedade de horários, têm um custo. Se gostar muito de um ginásio, mas considerar caro, procure outro dentro da zona que pretende e compare preços. Mas não olhe apenas ao valor quando se decidir. Tenha em atenção as promoções que fazem, por vezes através das campanhas promocionais conseguimos perceber a falta de seriedade de alguns espaços. Como é possível que novos clientes tenham preços mais baixos do que clientes com alguns anos de casa?

Um cliente de um Health Club não pode ser tratado da mesma forma que um cliente de um “shopping”. Com a proliferação das cadeias e grandes superfícies assistimos a uma tentativa de replicar o negocio do retalho para os ginásios.

A principal missão de um Health Club deve ser a de promover a melhoria constante da qualidade de vida dos seus utentes mas infelizmente o que começamos a encontrar são espaços que têm como missão aumentar a facturação comparativa com o ano anterior.

Algumas questões pertinentes:
• Como pode existir um acompanhamento razoável numa superfície de 3.000m2 ?
• Como pode existir um treino seguro quando a equipa de professores muda mensalmente?
• Acha possível formar uma pessoa em 3 meses como Personal Trainner quando a mesma não tem formação académica em Educação Física?
• Conhece o proprietário do clube onde treina? Sabe a quem se deve dirigir no caso de existir algum problema?
• Será possível ter uma aula de qualidade numa sala com 30 pessoas?

Sem comentários: