terça-feira, 30 de junho de 2009

Treino Funcional

O QUE É O TREINO FUNCIONAL?

É a actividade física que treina o movimento para o qual foi criada e que requer, quer a produção de força muscular estática, quer a força muscular dinâmica. O treino funcional inclui o treino do equilíbrio, o treino da força de estabilização, o treino do “core” e o treino da força dinâmica, através de movimentos funcionais, básicos e úteis no dia-a-dia das pessoas.



PORQUÊ TREINO FUNCIONAL?
Actualmente, com o aumento do sedentarismo, surgem novas necessidades para as pessoas, assim como desafios maiores no treino com os mesmos. A inactividade física conduz a um descondicionamento, que aumenta a propensão para as lesões. Na maior parte das vezes o corpo não está preparado para a realização de tarefas mais exigentes, fruto de um grande número de desequilíbrios musculares, de falta de mobilidade e estabilidade articular. Os programas de treino tradicionais não cumprem todos os requisitos que permitem preparar as pe ssoas e/ou desportistas para as tarefas e actividades mais exigentes do seu dia-a-dia.
OS OBJECTIVOS DO TREINO FUNCIONAL

Visa preparar o indivíduo para uma melhor performance na sua actividade profissional ou física, nas tarefas diárias, no lazer e na reabilitação de lesões. Melhora a capacidade de percepção do posicionamento da totalidade ou parte do corpo num determinado momento – Proprioceptividade. Este tipo de treino é adequado para a grande maioria das pessoas.

TREINO FUNCIONAL : Da teoria á prática

Cada caso é um caso, portanto deverá ser garantida a especificidade do seu treino. Treinar os músculos que são mais solicitados no dia-a-dia ou na sua actividade física. Melhorar a proprioceptividade com situações de instabilidade (Fit-ball, pranchas, etc), exercícios isométricos e usar a gravidade e vários planos de movimento utilizando resistências exteriores não guiadas (bolas medicinais, tubos elásticos, máquinas “free-motion”, etc). Progressão da intensidade através da evolução no treino. Os exercícios de treino funcional deverão evoluir do lento para o rápido, do simples para o mais complexo e do mais estável para o menos estável. O aumento do peso ou resistência deverá ser efectuada quando a execução do exercício for perfeita e/ou quando se tornar fácil e ineficaz a uti lização da carga.

Utilizar exercícios compostos (quando são usados músculos secundários para a realização do exercício, por ex.: Supino, Agachamento) e isolados (quando apenas um músculo é usado na realização do exercício, por ex.: Aberturas, Leg Extension). Alguns dos exercícios poderão sofrer alterações ao modo tradicional. Por exemplo o exercício “Aberturas” poderá ser executado numa “Fit-ball”.

Há que manter a segurança neste tipo de treino, por isso recomendamos que consulte um Instrutor de Fitness ou um Personal Trainer de modo a que estes indiquem quais os exercícios que deverá e poderá efectuar e quais os que melhor se adaptam às suas necessidades reais. O treino funcional poderá ser adaptado a qualquer tipo de pessoa, desde a pessoa sedentária, até um desportista, podendo ainda ser aplicado a alguém que recupere de uma lesão ou intervenção cirúrgica. Não inicie nenhum exercício dos acima exemplificados sem a presença de um profissional de fitness para que este possa garantir a total eficácia dos exercícios assim como a segurança na execução dos mesmos.

O Lux Health Club adquiriu um equipamento que potencia este tipo de treino.

Consulte um dos nossos instrutores de forma a lhe apresentar os diferentes exercícios que podem ser executados neste equipamento. Para garantir total segurança e potenciar ao máximo todos os treinos, os mesmos devem ser, obrigatoriamente, acompanhados por um instrutor certificado pelo Lux Health Club.

Sem comentários: