terça-feira, 30 de junho de 2009

Plataforma Vibratoria

O que é?
Um dispositivo vibratório de elevada qualidade dá origem a uma nova dimensão em soluções de boa forma para todas as idades, esti los de vida e capacidades físicas. Estas vibrações transmitem ondas de energia por todo o corpo, activando contrações musculares entre 25 e 50 vezes por segundo, optimizando o resultado geral em sessões de 12 minutos por dia, 3 vezes por semana. Esta tecnologia oferece uma série de benefícios, que vão desde uma melhoria imediata da circulação sanguínea até os mais variados resultados mensuráveis: tais como o aumento da força, resistência e flexibilidade muscular, melhor amplitude articular, redução da celulite, aumento da densidade óssea, alívio da dor e sensibilidade e recuperação mais rápida.


Como funciona?
A tecnologia de vibração provoca instabilidade no corpo humano, pois cada vibração provoca um reflexo muscular involuntário, 25 a 50 vezes por segundo. Além disso, estas contracções involuntárias devem trabalhar em múltiplas dimensões uma vez que estes aparelhos oscilam em todos os três planos, exactamente como os reflexos naturais do corpo.
O resultado é uma melhoria incrível da força, resistência e condição física.O princípio de operação destes aparelhos baseia-se na lei da inércia de Isaac Newton: de que a força de um objecto é igual à sua massa multiplicada pela aceleração, ou f = m x a. Isto significa que podemos melhorar a força funcional (estabilidade, resistência e condição física) aplicando mais massa ou mais aceleração ao corpo.
Muitas formas de treino e condicionamento utilizam a massa - como se pode constatar nos métodos com aparelhos de pesos, halteres etc. Em vez disso, os aparelhos vibratorios utilizam a segunda metade desta equação, onde se altera o factor de aceleração em vez do peso, mantendo a mesma massa corporal, ou seja, o peso do corpo. Esta é uma verdadeira inovação em treino e condicionamento físico, já que agora podemos “carregar” o sistema músculo-esquelético minimizando os factores de alto impacto, esforço e tensão. A gravidade é a força que acrescenta carga ao corpo humano em cada segundo do dia, em cada movimento que fazemos. Através de exercícios com esta tecnologia, estes aparelhos dão a sensação de que o corpo fica mais “pesado” sempre que as forças de aceleração aumentam. O resultado é que a cada movimento feito, o corpo trabalha contra uma influência ou “força” de gravidade muito maior. Esta é a essência de todos os programas de resistência e condicionamento e, para que isso ocorra, as plataformas vibratorias utilizam uma parte diferente da mesma equação! De facto, os resultados surpreendentes obtidos com exercícios de treino por aceleração com esta tecnologia respeitam as mesmas leis biológicas e fisiológicas do corpo que são observadas noutras formas de treino.
A diferença é simplesmente a natureza do estímulo aplicado (ou seja, aceleração), e não a resposta humana.

Benefícios : Fitness As plataformas vibratorias são uma óptima alternativa para pessoas com estilo de vida activo, mas que não têm tempo para uma sessão demorada de exercícios físicos três ou mais vezes por semana. Os exercícios que utilizam esta tecnologia oferecem vários benefícios importantes que ajudam a alcançar ou exceder facilmente os objectivos de fitness. Esses benefícios vão desde uma melhoria imediata da circulação até à variedade de resultados mensuráveis, como maior resistência e flexibilidade muscular, melhor amplitude articular, melhor condicionamento físico e estabilidade, e rápida recuperação e regeneração.
O Lux Health Club adquiriu uma plataforma vibratoria com o objectivo de diversificar os exercícios disponiveis.
Consulte um dos nossos instrutores de forma a lhe apresentar os diferentes exercícios que podem ser executados neste equipamento.
Para garantir total segurança e potenciar ao máximo todos os treinos, os mesmos devem ser, obrigatoriamente, acompanhados por um instrutor certificado pelo Lux Health Club.

Treino Funcional

O QUE É O TREINO FUNCIONAL?

É a actividade física que treina o movimento para o qual foi criada e que requer, quer a produção de força muscular estática, quer a força muscular dinâmica. O treino funcional inclui o treino do equilíbrio, o treino da força de estabilização, o treino do “core” e o treino da força dinâmica, através de movimentos funcionais, básicos e úteis no dia-a-dia das pessoas.



PORQUÊ TREINO FUNCIONAL?
Actualmente, com o aumento do sedentarismo, surgem novas necessidades para as pessoas, assim como desafios maiores no treino com os mesmos. A inactividade física conduz a um descondicionamento, que aumenta a propensão para as lesões. Na maior parte das vezes o corpo não está preparado para a realização de tarefas mais exigentes, fruto de um grande número de desequilíbrios musculares, de falta de mobilidade e estabilidade articular. Os programas de treino tradicionais não cumprem todos os requisitos que permitem preparar as pe ssoas e/ou desportistas para as tarefas e actividades mais exigentes do seu dia-a-dia.
OS OBJECTIVOS DO TREINO FUNCIONAL

Visa preparar o indivíduo para uma melhor performance na sua actividade profissional ou física, nas tarefas diárias, no lazer e na reabilitação de lesões. Melhora a capacidade de percepção do posicionamento da totalidade ou parte do corpo num determinado momento – Proprioceptividade. Este tipo de treino é adequado para a grande maioria das pessoas.

TREINO FUNCIONAL : Da teoria á prática

Cada caso é um caso, portanto deverá ser garantida a especificidade do seu treino. Treinar os músculos que são mais solicitados no dia-a-dia ou na sua actividade física. Melhorar a proprioceptividade com situações de instabilidade (Fit-ball, pranchas, etc), exercícios isométricos e usar a gravidade e vários planos de movimento utilizando resistências exteriores não guiadas (bolas medicinais, tubos elásticos, máquinas “free-motion”, etc). Progressão da intensidade através da evolução no treino. Os exercícios de treino funcional deverão evoluir do lento para o rápido, do simples para o mais complexo e do mais estável para o menos estável. O aumento do peso ou resistência deverá ser efectuada quando a execução do exercício for perfeita e/ou quando se tornar fácil e ineficaz a uti lização da carga.

Utilizar exercícios compostos (quando são usados músculos secundários para a realização do exercício, por ex.: Supino, Agachamento) e isolados (quando apenas um músculo é usado na realização do exercício, por ex.: Aberturas, Leg Extension). Alguns dos exercícios poderão sofrer alterações ao modo tradicional. Por exemplo o exercício “Aberturas” poderá ser executado numa “Fit-ball”.

Há que manter a segurança neste tipo de treino, por isso recomendamos que consulte um Instrutor de Fitness ou um Personal Trainer de modo a que estes indiquem quais os exercícios que deverá e poderá efectuar e quais os que melhor se adaptam às suas necessidades reais. O treino funcional poderá ser adaptado a qualquer tipo de pessoa, desde a pessoa sedentária, até um desportista, podendo ainda ser aplicado a alguém que recupere de uma lesão ou intervenção cirúrgica. Não inicie nenhum exercício dos acima exemplificados sem a presença de um profissional de fitness para que este possa garantir a total eficácia dos exercícios assim como a segurança na execução dos mesmos.

O Lux Health Club adquiriu um equipamento que potencia este tipo de treino.

Consulte um dos nossos instrutores de forma a lhe apresentar os diferentes exercícios que podem ser executados neste equipamento. Para garantir total segurança e potenciar ao máximo todos os treinos, os mesmos devem ser, obrigatoriamente, acompanhados por um instrutor certificado pelo Lux Health Club.

terça-feira, 23 de junho de 2009

3º Torneio Lux de Futebol de Praia

Como sempre ..... foi o máximo.






























Mais fotos no Hi5

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Ritmix na Praia - 2009

Começou o Verão


quarta-feira, 10 de junho de 2009