
Os professores Tó Mané, Susana e Sara foram os responsaveis por uma manha de Domingo bastante diferente.
Aqui publicamos alguns artigos relacionados com saúde e exercício físico assim como alguns eventos realizados no Lux, dando a oportunidade a todos de os comentarem.
De forma a manter a energia dos nossos atletas, o Lux organiza um Jantar de Natal no dia 1 de Dezembro no Samba na Brasa (Vila Nova de Gaia).


A prevalência de obesidade em crianças e adolescentes alterou-se pouco entre as décadas de 60 e 80, havendo um aumento dramático entre os anos 80 e 90.
Na Europa 20% das crianças (uma em cada cinco) tem excesso de peso e 4000,000 crianças por anos juntam-se aos 14 milhões de crianças com excesso de peso das quais 3 milhões são obesas. São os países do Sul da Europa que estão na liderança da prevalência da obesidade infantil, onde Portugal se inclui. Entre 21 países, são as ilhas mediterrâneas de Malta, Sicília, Gibraltar e Creta e os países Portugal, Espanha e Itália, que apresentam mais do que 30% de crianças com excesso de peso e mais do que 10% com obesidade.
A curto prazo, a obesidade juvenil está associada a perturbações físicas e psicossociais; a longo prazo, cada vez mais com tradução clínica ainda durante a idade pediátrica e independentemente da persistência de obesidade na idade adulta, de entre as complicações associadas à obesidade podemos referir a hipertensão arterial, a dislipidemia, a diabetes melitus tipo II e a doença cardiovascular (Rego, 2002).
Atento a esta tendência o Lux Health Club desenvolve programas que permitem combater esta epidemia.
Um dos factores que contribuem para a Obesidade Infantil são os comportamentos sedentários desenvolvidos, não só pela criança mas também, por toda a família. No Lux Health Club encontra soluções que permitem a participação de toda a família em programas de exercício físico, incutindo nos mais pequenos novos hábitos, corrigindo desvios comportamentais, não só ao nível da actividade física mas também ao nível alimentar.
Para mais informações consulte um dos nossos especialistas, marque uma visita na recepção do Lux Health Club.
Até à década de 1970, a Natação para Bebés era encarada com muitos preconceitos, estando cheia de mitos. As primeiras publicações científicas surgiram em 1981. Segundo Kerbey (2002, p.11), “a natação para bebés garante resultados mais significativos no processo educacional e psicomotor das crianças”.
am na natação uma maneira de estudar o desenvolvimento da criança, obtendo dados sobre o amadurecimento do S.N.C (sistema nervoso central), pois os primeiros 22 meses exercem uma grande influencia na sua vida, favorecendo as habilidades futuras.
· Aumenta a capacidade cardíaca;